quarta-feira, 22 de junho de 2016

Escolha do tipo de Fundação

Conheça os fatores que influenciam na escolha do melhor tipo de fundação para uma obra.

O sistema de fundações são sistemas estruturais que apoiam as edificações, ou seja, que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.
Esse sistema é complexo e a decisão pelo melhor tipo de fundação não segue uma fórmula exata, pois envolve várias incertezas presentes no solo o qual pode variar sua natureza e resistência conforme sua profundidade vai aumentando.
Portanto, para que esta escolha seja mais bem avaliada, o primeiro passo necessário é fazer uma sondagem no solo para conhecê-lo e assim reduzir suas incertezas obtendo informações como: natureza, profundidade das camadas, resistência, nível do lençol freático e em alguns casos consegue por análise detectar a possível presença de matacões.
O segundo passo seria analisar os tipos de estruturas que esses sistemas iram apoiar, ou seja, as cargas recebidas dos pilares por esses elementos e as cargas suportadas por eles.
E o último passo seria analisar outros fatores como: se o estado das edificações vizinhas é normal ou precário (pois há alguns processos executivos de fundações que transmitem vibrações no solo e podem trazer problemas de trincas e rachaduras para as edificações vizinhas), se o terreno tem espaço suficiente para a movimentação do maquinário executivo dessas fundações, se a profundidade requerida para estas fundações é um fator limitante do tipo a escolher, e, qual a fundação tem a melhor relação de custo.
Para simplificar esta escolha foi elaborada a tabela a seguir:


Tabela1: Tipos de fundações - títulos das próximas tabelas

Tabela2: Tipos de fundações – Escolha por tipo de solo parte 1

Tabela3: Tipos de fundações – Escolha por tipo de solo parte 2

Tabela4: Tipos de fundações – Escolha por cargas e outros fatores




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

· ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Manual de Estruturas: Fundação. ABCP, disponível em http://livrozilla.com/doc/313450/orienta%C3%A7%C3%B5es-sobre-escolhas-de-funda%C3%A7%C3%B5es, acessado em 20/06/2016.
·    CARVALHO, Kelly. Conheça os fatores que influenciam a escolha do sistema de fundações profundas. Revista Téchne, edição 200 - Novembro de 2013, disponível em http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/200/conheca-os-fatores-que-influenciam-a-escolha-do-sistema-de-301312-1.aspx, acessado em 20/06/2016.
· CONSTRUTENS. Dicas para Fundação. Disponível em http://www.construtens.com.br/dicas_para_fundacao.html, acessado em 20/06/2016.
·      MIGUEL, Miriam Gonçalves. Apostilas da Disciplina 3CIV008 Fundações e Obras de Terra. Universidade Estadual de Londrina - UEL, Centro de tecnologia e urbanismo, Departamento de construção civil, Londrina, PR, 2002.
·  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122:1996 – Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, ABNT, 1996, 33p.
·  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6502:1995 – Rochas e solos. Rio de Janeiro, ABNT, 1995, 18p.
· ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484:2001 – Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio. Rio de Janeiro, ABNT, 2001, 17p.
·  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7250:1982 – Identificação e descrição de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento de solos. Rio de Janeiro, ABNT, 1982, 3p.
·   Sites:
o   Preços: http://www.brasil.geradordeprecos.info/, acessado em 22/06/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário